sábado, 13 de outubro de 2012

Como remover o esmalte sem causar danos nas unhas

Solventes presentes em removedores de esmaltes podem ser prejudiciais à saúde das unhas; especialistas recomendam que eles sejam usados com intervalos de, pelo menos, uma semana.

Quando ainda era conhecido apenas por acetona, o removedor chegou a ter sua venda proibida para menores de 18 anos, por conta dos efeitos alucinógenos provocados por sua inalação. Depois disso, ganhou nova roupagem e pode ser encontrado no mercado em sua tradicional versão líquida (com óleos hidratantes), lenço e caneta. Entretanto, a polêmica sobre o uso do produto ainda permanece. 

Qualquer removedor de esmalte possui solvente em sua fórmula e, por isso, vai ter algum tipo de prejuízo para unha, quanto mais forte for o solvente, como é o caso da acetona, mais rápido será seu efeito de remoção do esmalte, ao mesmo tempo que sua ação danificadora na unha também é mais potente. O problema mais comum causado nas unhas é a desidratação (que pode ser evitada com um removedor que tenha óleo em sua composição), mas podem ocorrer danos mais sérios, como inflamação da cutícula e surgimento de fungos. Os dermatologistas dizem que não se deve fazer a unha mais do que uma vez por semana. Assim você evita a exposição às ações do solvente.






O ideal seria fazer as unhas apenas duas vezes por mês, qualquer solvente pode causar dermatite e ele vai atacar a cutícula. Retirar a cutícula é uma agressão à pele e a constante inalação dos removedores de esmalte é extremamente perigosa para saúde.

A versão de lenços do removedor é a menos prejudicial, eles tem uma textura levemente oleosa, que protege as unhas, possuem menor quantidade de solvente e são descartáveis e de todas as formas de removedor disponíveis no mercado, a menos vantajosa é a caneta, acabam ficando resíduos entre uma vez e outra que você usa o produto e, quando a ponta da caneta é muito dura, agride a cutícula.



DICAS PARA REMOVER O ESMALTE SEM CAUSAR DANOS AS UNHAS

Jamais arranque o esmalte com o dente ou com a unha. Ao tirar o esmalte com força, você acaba retirando uma camada protetora da unha;

Procure tirar o esmalte antigo no dia anterior à sua visita na manicure. Após o uso do removedor, não esqueça de hidratar suas unhas;

Sempre que for usar acetona procure um produto que tenha óleo ou vitamina E em sua fórmula;

Não economize na compra do removedor, produtos mais caros costumam usar matérias-primas de melhor qualidade;

Uma vez por semana é o limite máximo para fazer as unhas. Desta forma, você evita dermatite e outras agressões à cutícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário