domingo, 21 de outubro de 2012

CUTICULAS, TIRA-LAS OU NÃO EIS A QUESTÃO

A cutícula tem importante função de proteger a unha da entrada de microrganismos e produtos químicos e tira-la pode comprometer a saúde e a estética da mulher onde remove-la completamente pode causar infecções e até distrofias-distorção no formato da unha.
 
Algumas manicures acreditam que tirar a cutícula dá um acabamento mais bonito na hora de passar o esmalte. Nem todas, porém, concordam com esta análise que tem muito embasamento numa cultura local: na Europa e nos Estados Unidos, mulheres de elegância indiscutível se recusam a tirar a cutícula das unhas. Musa da Chanel nos anos 80 e ícone de estilo e beleza na França, Inès de la Fressange é apenas um destes muitos exemplos.

Se o apreço pelos alicates varia de acordo com a nacionalidade da cliente, o perigo da transmissão das hepatites B e C, doenças graves,  atravessa todas as fronteiras. Então, o melhor é prevenir do que ter que remediar depois.  E não há fiscalização [nos salões de beleza] como em consultórios dentários e outras situações em que são utilizados instrumentos cirúrgicos. Por isso, o melhor é ter o seu próprio alicate. Sempre.

Apenas 5% utilizavam luvas descartáveis, nenhuma lavava as mãos, 93% não realizavam a limpeza prévia dos instrumentos e apenas 7% utilizavam materiais descartáveis. Foi verificado baixo nível de conhecimento sobre as vias de transmissão, prevenção e risco em relação a agentes infecciosos. Uma manicure ou pedicure de cada 10 participantes apresentou marcadores sorológicos de Hepatite B e C, sendo 8% da B.

Ir à manicure é seguro? Sim, se a esterilização [dos materiais] for feita corretamente.O forninho utilizado em muitos dos salões de beleza não é um equipamento de esterilização: serve simplesmente para assar pães de queijo e alimentos. Os equipamentos ideais para realizar a esterilização são dois: estufa ou autoclave. E funcionam de fato quando utilizados adequadamente. Antes da esterilização, todos os instrumentos de inox e metal devem ser lavados com água, sabão, com auxílio de uma escova de cerdas macias. Depois, enxaguados, secos e embalados, e daí sim submetidos ao processo de esterilização.
PARA MANTER AS UNHAS COM CUTICULAS

Hidratar, hidratar e hidratar. Esta é a principal dica para quem pretende parar de remover as cutículas. Existem no mercado produtos específicos, como canetas hidratantes, ceras e cremes redutores de cutícula, que com o tempo fazem a pele ficar cada vez mais fina e fácil de ser empurrada. E quanto mais o alicate é usado, mais rápido e espessa ela cresce. Durante o banho, empurrar levemente a pele, além de manter as mãos, unhas e cutículas sempre hidratadas.



sábado, 13 de outubro de 2012

Como remover o esmalte sem causar danos nas unhas

Solventes presentes em removedores de esmaltes podem ser prejudiciais à saúde das unhas; especialistas recomendam que eles sejam usados com intervalos de, pelo menos, uma semana.

Quando ainda era conhecido apenas por acetona, o removedor chegou a ter sua venda proibida para menores de 18 anos, por conta dos efeitos alucinógenos provocados por sua inalação. Depois disso, ganhou nova roupagem e pode ser encontrado no mercado em sua tradicional versão líquida (com óleos hidratantes), lenço e caneta. Entretanto, a polêmica sobre o uso do produto ainda permanece. 

Qualquer removedor de esmalte possui solvente em sua fórmula e, por isso, vai ter algum tipo de prejuízo para unha, quanto mais forte for o solvente, como é o caso da acetona, mais rápido será seu efeito de remoção do esmalte, ao mesmo tempo que sua ação danificadora na unha também é mais potente. O problema mais comum causado nas unhas é a desidratação (que pode ser evitada com um removedor que tenha óleo em sua composição), mas podem ocorrer danos mais sérios, como inflamação da cutícula e surgimento de fungos. Os dermatologistas dizem que não se deve fazer a unha mais do que uma vez por semana. Assim você evita a exposição às ações do solvente.






O ideal seria fazer as unhas apenas duas vezes por mês, qualquer solvente pode causar dermatite e ele vai atacar a cutícula. Retirar a cutícula é uma agressão à pele e a constante inalação dos removedores de esmalte é extremamente perigosa para saúde.

A versão de lenços do removedor é a menos prejudicial, eles tem uma textura levemente oleosa, que protege as unhas, possuem menor quantidade de solvente e são descartáveis e de todas as formas de removedor disponíveis no mercado, a menos vantajosa é a caneta, acabam ficando resíduos entre uma vez e outra que você usa o produto e, quando a ponta da caneta é muito dura, agride a cutícula.



DICAS PARA REMOVER O ESMALTE SEM CAUSAR DANOS AS UNHAS

Jamais arranque o esmalte com o dente ou com a unha. Ao tirar o esmalte com força, você acaba retirando uma camada protetora da unha;

Procure tirar o esmalte antigo no dia anterior à sua visita na manicure. Após o uso do removedor, não esqueça de hidratar suas unhas;

Sempre que for usar acetona procure um produto que tenha óleo ou vitamina E em sua fórmula;

Não economize na compra do removedor, produtos mais caros costumam usar matérias-primas de melhor qualidade;

Uma vez por semana é o limite máximo para fazer as unhas. Desta forma, você evita dermatite e outras agressões à cutícula.